Associação Cultural e Artística de Guetim

Nome

Associação Cultural e Artística de Guetim

 

Apresentação

Para a consecução desse objectivo prioritário o GMJ tem-se desdobrado, desde então, em inúmeras iniciativas destinadas a minorar as más condições de vida dos «nossos irmãos africanos». O grupo desfruta do estatuto oficial de associação e age como tal. A junta de freguesia tem atribuído subsídios e ajuda logística a este grupo de reconhecimento mérito e que tem exercido uma influência e presença cultural, educativa e recreativa na freguesia há mais de duas décadas, reconhecida e estimada por muitos. O Grupo Missionário Jovem é liderado por Ana Amorim, dispondo ainda das seguintes pessoas e cargos directivos: A ligação entre a direcção do Grupo, o próprio Grupo e o Padre Manuel Pinheiro é frequente e forte como, de resto, seria de esperar, dada a génese do grupo. Existe uma abundante troca de correspondência entre este e o GMJ no sentido de que a ação do Grupo se faça de um modo «Mais evangelizador, mais solidário, mais ecuménico, mais actuante» nas palavras de Ana Amorim. Nesse sentido, Ana Amorim assume e defende o sentido e vocação religiosas e afinidade paroquial do Grupo.

O GMJ não possui neste momento uma sede própria mas dispõe de instalações disponibilizadas pela Junta de Freguesia para o efeito. Trata-se do novo edifício da «Escola Velha». Em termos necessariamente globais, podemos dizer que este grupo tem tido uma influência determinante na socialização de inúmeros jovens de Nogueira da Regedoura em estreita articulação com a Fé. Não descurando o seu objectivo prioritário já aqui enunciado, este grupo tem colaborado em muitas das iniciativas culturais e recreativas levadas a efeito na nossa freguesia nos últimos anos.

Em Outubro de 2014 foi criado um sub-grupo designado “Amigos do GMJ” e que é composto por antigos membros que marcaram de uma forma bastante significativa este Grupo. O mesmo, é composto por 26 membros com idades entre os 20 e 28 anos de idade encarregues pela organização e dinamização de atividades direcionadas para jovens, entre as quais: Torneios (de matrecos, sueca, futebol…); passeios radicais; rally Papper, exploração do Bar da nossa sede na Festa em Honra na Nossa da Sra. da Hora e Sto. António (Santos padroeiros da nossa terra); Festival Rock entre outras ajudas e atividades.

Pela importância de que se reveste para o GMJ a figura, vida e obra do Padre Manuel Pinheiro não resistimos a aqui fazer-lhe uma referência para melhor enquadrar as motivações e o trabalho do Grupo Missionário Jovem:

«Nasci em Pousadela, Nogueira da Regedoura, a 26 de Fevereiro de 1952

Sou filho de António Pinheiro de Carvalho e de Maria Noémia Alves Pereira, e o segundo de seis filhos: 5 rapazes e 1 rapariga. Frequentei a escola primária na minha terra Natal.

Em 1962 ingressei nos missionários Combonianos. O ensino secundário realizei-o em Vila Nova de Famalicão (2 anos), Viseu (1 ano) e Maia (3 anos).

Já no fim dos estudos secundários fiquei profundamente tocado pela leitura de dois livros que me confirmaram a minha vocação missionária. Tratou-se do livro de Raoul Folereau (apostolo dos leprosos), “ A única verdade é Amar” em que o autor diz que ninguém pode ser feliz sozinho, e duma biografia sobre a figura de Daniel Comboni, fundador do Missionários Combonianos. A paixão de Comboni pelos africanos, a sua entrega generosa e total a esta causa, tocou-me coração e decidi seguir os passos de Comboni e entregar a minha vida á causa dos mais pobres e abandonados. O caminho a percorrer tem sido longo, penoso e difícil, mas as dificuldades só reforçam a minha determinação e vocação.

Os meus pais nuca se opuseram em relação ás minhas opções de vida. A minha mãe, uma crente fervorosa, não viveu o suficiente para me ver como missionário. Sei que é algo que a faria muito feliz mas confio que neste momento esteja nas mãos de Deus, assim como o meu pai. Em 1968, fui para Espanha onde fiz o noviciado e os estudos filosóficos. Em 1971 fui chamado a assistir os jovens seminaristas no Seminário da Maia durante um período de três anos enquanto completava os estudos filosóficos e teológicos no Instituto Superior dos estudos teológicos no Porto. Em 1974, acabados os estudos de Teologia, fui enviado para Roma para continuar, durante mais três anos, uma licenciatura na área das Ciências da Educação.

No dia 31 de Julho de 1977 fui ordenado sacerdote na Sé Catedral de Viseu. Após a ordenação, trabalhei durante seis anos no Seminário de Famalicão como formador e superior da comunidade. Em 1983 fui para a Escócia aprender Inglês já que o meu destino como missionário iria ser a Zâmbia e o Malawi, onde trabalham os Missionários Combonianos. Por lá fiquei durante 12 anos. Nos últimos seis anos da minha permanência em África exerci também a função de Superior Provincial dessa região.

Em 1996 fui chamado para Cúria Geral dos Missionários Combonianos em Roma, onde trabalhei como secretáriogeral da Evangelização durante cinco anos. Já nos finais de 2001 fui provincial dos Missionários Combonianos em Portugal, cargo que exerço desde o início de 2002.»

Quanto ao Grupo Missionário Jovem quero dizer-lhe que me encontrei ocasionalmente com 8 crianças na catequese e eu nem sabia quais iriam ser os seus atos… Acho que o grupo se fundou por três motivos: primeiro, foi o espírito de Deus que guiou o coração dessas crianças, depois, teve muita importância a insistência e perseverança da pessoa que começou a dirigi-lo (refere-se a Ana Amorim), e, por ultimo, pelos que depois aderiram e lhe asseguraram continuidade.  Não é obra minha (…) tive muito pouco a ver com isso mas é obvio que reconheço e agradeço do fundo do coração todo o trabalho e dedicação do GMJ não só ao serviço de pessoas e terras de latitudes tão desafortunadas, mas, também, como sou informado, como uma das referencias da freguesia no que diz respeito a iniciativas de carácter sociocultural e recreativo».

 

Fundação

Maio de 1991

 

Sítio Oficial

N/D

 

Direção

Presidente: Ana Isabel da Silva Amorim

Vice-presidente: Márcia Alexandra Gomes de Oliveira

Secretária: Diana Soares Sousa

Tesoureiro: Susana Oliveira Ferreira

Vogal: Maria Augusta Sousa Pinto Belinha

 

Conselho Fiscal

Presidente:Augusto Duarte A. Ribeiro

Secretario: Maria de Fátima Miranda de Oliveira

Vogal 1: Celeste Guedes Moreira

Vogal 2:Maria Palmira Amorim da Silva  

 

Assembleia Geral

Presidente: Camila da Silva Amorim

Vice-Presidente:Elisabeth Amorim Rodrigues

Secretário:Vítor Manuel da Silva Ribeiro

 

Atividades

  • Elaboração e venda de um jornal, propriedade do grupo
  • Realização de feirinhas para angariação de fundos
  • Peregrinação ao santuário de Fátima no Dia Mundial das Missões
  • Venda de rifas
  • Participação no Desfile Carnavalesco da freguesia
  • Dinamização de atividades no Dia Mundial da Criança
  • Venda de bolos (feitos por elementos do grupo e vendidos porta-a-porta)
  • Passagem de Modelos Solidária
  • Realização de vários espectáculos de variedades (de cariz solidário)
  • Festa de Natal
  • Colaboração e participação sistemática na Festa de S. Cristóvão que se realiza anualmente no último domingo de Julho.

Morada

Rua do Candal, 192

 

E-mail

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Notícias

Anta

  • Rua do Passal, 1, Anta
    4500-056 Espinho
  • 227 346 453
    227 319 918
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Guetim

  • Rua 25 Abril, 104
    4500-422 Espinho
  • 227 344 226
    227 320 056
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Horário de funcionamento

segunda a sexta

ANTA - 9:00h - 12:30h | 14:00h - 18:00h

GUETIM - 9:00h - 12:30h | 14:00h - 17:30h