23º Aniversário da elevação de Anta a Vila

O Auditório da Academia de Espinho foi o palco, na noite do passado dia 28 de Maio, da Sessão Solene comemorativa do 23.º aniversário da Elevação de Anta a Vila, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Anta e Guetim que contou com a presença de uma centena de pessoas.

A noite contou com as atuações de Diego Hart, Luis Betancourt e Ana Rita Santos, trio de piano, violoncelo e violino da Escola Profissional de Música de Espinho, e também com declamação de poesia por Ester de Sousa e Sá e Conceição Freitas.

Seguiu-se a homenagem a três figuras ilustres de Anta e uma colectividade: Matilde Moreira e Matilde Calado, dupla campeã nacional de sub-16 de voleibol de praia, o Diácono Joaquim Vieira, Domingos Silva, alfaiate, e o Nova Semente GD.

O Presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim começou por sublinhar que “o reconhecimento de Anta como vila não pode ficar registado como um mero ato administrativo de organização territorial” porque nesse dia “há 23 anos iniciámos um percurso de valorização do nosso território e dos Antenses”.

Nuno Almeida lembrou as dificuldades, mas deixou claro: “Conseguimos concretizar projetos muito importantes como a renovação dos cemitérios em Anta e em Guetim, a abertura do posto dos CTT, a requalificação de algumas ruas e passeios, obras de beneficiação das nossas habitações sociais, a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais e o reforço da limpeza urbana. Para além disso, estamos a implementar uma nova dinâmica de valorização cultural na freguesia, com a realização de eventos que começam a deixar a sua marca. Não nos resignamos e não baixamos os braços”.

O autarca aproveitou ainda para anunciar novas iniciativas e projectos que quer ver concretizados em breve.

“Avançaremos com o orçamento participativo. Um compromisso assumido e que vai capacitar a sociedade civil das ferramentas necessárias para que também os cidadãos tenham a possibilidade de usar os recursos públicos para concretizar projetos que consideram importantes para a comunidade. Estamos também a preparar a implementação do conceito que agora vos quero apresentar: Anta como Capital do Violino. Temos de ser capazes de valorizar e promover o nosso património cultural e histórico. E aqui em Anta temos verdadeiros mestres do Violino. Os luthiers da família Capela são um orgulho para a nossa Vila e a sua relação com a tuna e com a academia de música proporciona todas as condições para que Anta se afirme como uma referência e como Capital do Violino”.

Aproveitando a presença do Presidente da Câmara de Espinho, Nuno Almeida, recordou a promessa do arrelvamento do Campo de Guetim – “espero que seja uma realidade em breve” – e recordou a necessidade de algumas intervenções na freguesia: “É para nós muito importante a requalificação do Largo do Souto, em Anta, e nos Altos Céus, e da Idanha, a concretização de novas vias de circulação automóvel e de Ciclovias, que facilitem a mobilidade urbana e o arranjo da rua Dias Afonso. O saneamento básico cobre já a quase totalidade da freguesia, bem como a rede de água, mas gostaríamos também de poder contar com o empenho da Câmara Municipal para que no mais curto espaço de tempo, Anta e Guetim possa ser abrangida na sua totalidade por aquela infra-estrutura de saúde pública”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Espinho começou por felicitar a Vila de Anta e elogiar Nuno Almeida “pela iniciativa e pela escolha dos homenageados”.

Pinto Moreira deixou ainda a promessa de requalificar a Rua Dias Afonso, de iniciar o processo de expansão da rede saneamento e voltou a garantir o relvado sintético de Guetim.

O autarca frisou ainda que apesar “das diferenças ideológicas” é possível “trabalhar em conjunto com a Junta de Freguesia de Anta e Guetim para assim garantirmos que prossegue o desenvolvimento da freguesia”.

Veja as imagens da sessão solene aqui.

Consulte aqui a intervenção integral do Presidente da Junta de Freguesia.

Anta

• Rua do Passal, 1, Anta